REPORTAGEM - TKD


A importância do Tae Kwon Do na educação infantil. 



SBT e TV Cultura realizam reportagens especiais sobre o Taekwondo.

A Super Nanny mostra que o Taekwondo é um ótimo incentivo para melhorar a disciplina na vida da família, e apresenta na academia liberdade juntamente com o Grão-mestre Yeo Jun Kim uma aula voltada para o bem estar familiar mostrando técnicas básicas de chute, soco, quebramento e o desenvolvimento disciplinar que o Taekwondo oferece para todas as idades, melhorando o ambiente familiar.



Também na Academia Liberdade no dia 21 de junho, o programa Rá-Tim-Bum, da TV cultura gravou uma aula voltada para o público infantil, mostrando o bom desempenho do Taekwondo com crianças de 5 a 12 anos de idade. O treino foi realizado com técnicas básicas e atividades recreativas, desenvolvendo mais uma vez o objetivo, disciplina e o bem estar de todos. 


Fonte: Academia Liberdade  /  Programa exibido no dia 09/07/2007.

TAE KWON DO NÃO TEM IDADE

Vovó atleta vira exemplo no Taekwondo.


Isso mesmo. Nada de pegar leve com os colegas no treinamento. “No início, começamos bem de leve nos exercícios. Agora, ela já luta de igual para igual com todo mundo da academia. Virou o nosso xodó”, conta o treinador Wanderlei Júnior, faixa preta da modalidade.
Dona Cida diz ter ficado apaixonada pelo esporte. E também por ter ganhado mais uma família. “Eu andava pouco e não fazia atividade física. Agora coloco o pé na janela para poder alongar. O problema é que eles [equipe] me mimam muito. Já estou ficando mal acostumada”, brinca.
Acostumada a enfrentar os mais jovens, Dona Cida se prepara agora para seu próximo exame de faixa – quer passar da amarela para a amarela-ponta verde. “Quero chegar até a faixa preta”, conta.

Taekwondo muda vida de Dona Cida.
Mas não para por aí. A vovó atleta quer mais. Acostumada a enfrentar os colegas de equipe, ela se prepara para a próxima edição do Campeonato Paulista, em novembro, em São Carlos.

Super Vovó do Taekwondo
fonte: Jornal Tribuna Impressa / Araraquara.


VIDEOS DA VOVÓ DO TKD
http://www.youtube.com/watch?v=SxiTisI764c
http://www.youtube.com/watch?v=SxiTisI764c




GRADUAÇÃO

Para a madunça de faixa (Ti em coreano) deve-se respeitar a carência de permanência de cada uma, para que o praticante aprenda as técnicas do seu curríclo. 

GRÃO MESTRE YONG MIN KIM

  FAIXA PRETA 9 DAN
             Ex Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, grão mestre Yong Min Kim nasceu em Soon Chun (Coréia do Sul) e tem sua vida dedicada ao Taekwondo, são mais de 40 anos em prol da difusão da arte pelo mundo.  Chegou ao Brasil em 1976, onde iniciou seu trabalho de propagação do Taekwondo na academia Kim, na rua Voluntários da Pátria, 245. 
            Participou do programa "Clube da Criança" da Rede Manchete de Televisão, onde ensinava a arte Taekwondo para os telespectadores, foi ator e co-roteirista de fotonovelas da Bloch Editores tendo como tema o Taekwondo e também personagem de histórias em quadrinhos publicadas por Bloch Editores, sob os títulos: "Mestre Kim, o Vingador", "Clássicos das Artes Marciais" e "As aventuras do mestre Kim".  
 
Possuidor de um currículo vastíssimo sendo entre outros, instrutor na Academia de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de 1978 a 1982, da equipe de segurança do Governador do Estado, do 5o e 19o Batalhões de Choque da Polícia Militar, da Academia da Polícia Civil e da Polícia Federal.
            Em 1987, foi fundada Associação Brasileira de Taekwondo (ABT), onde o grão mestre Yong Min Kim foi eleito presidente, e em 1991 a ABT transformou-se na Confederação Brasileira de Taekwondo, sendo o grão mestre Kim novamente eleito como presidente e permanece até hoje.
Em 1994, foi eleito membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e um ano depois, é também eleito presidente da colônia coreana no Rio de Janeiro e torna-se um dos 13 (treze) membros da Federação Mundial de Taekwondo.
            Além de seus notórios conhecimentos no Taekwondo, o grão mestre Yong Min Kim possui ainda o 7o Dan em I-Yon Bon* e 5o Dan em Hapkido*.

CURRÍCULO DO GRANDE MESTRE

- Instrutor da Escola de Oficiais das policias Militar, Civil e Federal
- Conselheiro da PATU - União PanAmericana de Taekwondo
- Membro Ex-Officio do Conselho Executivo da WTF - World Taekwondo Federation
- Membro do Comitê Tecnico da WTF - World Taekwondo Federation
- Titulo de Cidadão Carioca (1993) pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
- Nomeado ChairMan do Comitê de Instrutores da PATU - União PanAmericana de Taekwondo.
- Moção de Louvor da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. (1999-2002)
- Moção de Congratulação da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. (1999)
- Título de `Presidential Sports Award` oferecido pelo Presidente dos Estados Unidos da America - Bill Clinton. (1999)
- Título `Honorary Doctor of ARts in Physical Education` - Diploma da Glenford University - USA. (2000)
- Título de Embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas) de Instrutor Internacional e Worls Peace Martial Arts Ambassador Association (WPMA)
- Homenageado na Câmara dos Deputados Federais.
- Dirigente de entidade nacional participante dos Jogos Olímpicos: Sidney (2000), Athenas (2004) e Beijing (2008).






Dia Internacional de Taekwondo (Taekwondo Day Festival)


04 de setembro
O Grão-mestre Yong Min Kim foi homenageado pelo Ministério do Esporte, Cultura e Turismo da Coréia, Yoo In Chon durante celebração do dia Internacional de Taekwondo em um palco especial montado no Parque Olímpico da Coréia.



O que é dia Internacional de Taekwondo?
O dia internacional de Taekwondo foi determinado pela Lei publicada no dia 22 de junho de 2008 pelo Congresso Republica da Coréia junto à aprovação de construção do Taekwondo Park na cidade de Mu-ju, Jôlabukdo, Coréia.
O dia Internacional de Taekwondo!
Para celebrar inclusão do Taekwondo como modalidade oficial nas Olimpíadas durante 103ª Assembléia Geral do Comitê Internacional de Olimpíadas realizado no dia 04 de setembro de 1994 em Paris.
Objetivo do Dia Internacional de Taekwondo
Determinação da lei do Taekwondo têm os seguintes objetivos:
1. Ser lembrada e celebrada inclusão do Taekwondo nas Olimpíadas com todos praticantes de 188 países;
2. Reconhecimento dos instrutores internacionais, promover intercambio e união;
3. Visar o maior desenvolvimento do Taekwondo como esporte internacional.
Promoção:
Ministério da Esporte, Cultura e Turismo da Coréia.
Organização:
Kukkiwon, WTF, KTA e Taekwondo Promotion Foundation (TKD Park)
Data:
03 a 05 de Setembro

 Fotos do Festival do dia do TAE KWONDO.



 









MONÇÃO DE LOUVOR A YONG MIN KIM FEITA PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 




VIDEOS: MESTRE KIM EM AÇÃO




http://www.youtube.com/watch?v=bJIB0ljjb2I




REPORTAGEM 
Matéria do jornal O Globo de 1º de maio, capa do Segundo Caderno.

Nosso Bruce Lee é o título da reportagem veiculada no jornal O Globo de 1º de maio que fala sobre o Grão Mestre Yong Min Kim. O Grão Mestre Yong Min Kim chegou recentemente da Coréia do Sul onde aproveitou para fazer uma reciclagem dos conhecimentos e técnicas no Kukkiwon.
 Fonte:bang


KUKKIWON 2010

Emblemas do KUKKIWON
Novo emblema do KUKKIWON
O símbolo. "Céu, terra e uma pessoa representada em três círculos significa, basicamente, o orientalismo, porém o seu significado maior do que esse, pela postura San Teul Makki de 8 direções na Terra, ele se concentra no símbolo do poder e para cima e próximo da natureza, no futuro, consolidando as bases para a paz e promoção da amizade entre seres humanos através do Taekwondo."
Slogan do KUKKIWON: "Coração do Taekwondo"

MUDANÇAS REGRAS KYORUGUI - WTKF

Mudanças nas regras de competição da WTF

Estão sendo esperadas algumas modificações nas regras de competição da WTF. Algumas modificações já são conhecidas outras são novas e prometem deixar a competição mais dinâmica e atrativa. Conheçam algumas modificações esperadas:
• A área de competição deverá ser na cor azul e as bordas nas cores vermelha ou amarela.
• Os técnicos deverão permanecer na área reservada de 1mx1m e não poderão se levantar, deverão permanecer sentados, salvo para solicitar a revisão imediata de vídeo (video replay), no caso do técnico se levantar, senão para solicitar o video replay, o atleta será penalizado com kyongo.
• Os atletas deverão entrar com o protetor de cabeça embaixo do braço esquerdo e deverão vestí-lo ao comando do árbitro central.
• O método de competição nos Jogos Olímpicos será o de eliminação simples com repescagem.
• A duração dos rounds de cada luta poderá ser reajustado para 3 rounds de 1 minuto, 3 rounds de 1 minuto e 30 segundos ou 2 rounds de 2 minutos, conforme decisão do Delegado Técnico da Competição.
• No sorteio de chaves, alguns atletas serão posicionados conforme sua colocação no Ranking Mundial da WTF.
• O Atleta poderá entrar na área de competição acompanhado, além do seu técnico, de um médico ou fisioterapeuta. O médico ou o fisioterapeuta deverão apresentar documentos comprobatórios da sua licença em vigor (registro de profissional da saúde, por exemplo, CRM, CREFITO) junto com a inscrição do país, sem os quais não serão emitidas as credenciais.
• Pontuação. Chute giratório válido na cabeça do oponente somarão 4 pontos.
• Pontuação. Será adicionado 1 ponto extra para cada ponto válido que levar o oponente ao chão.
• Pontuação. No caso do atleta abrir diferença de 10 pontos até o término do 2º round, será declarado vencedor por Diferença de Pontos.
• Pontuação. No caso de persistência do empate após o round de Morte Súbita e ocorrer o empate na decisão dos árbitro e juízes (2:2), o árbitro central fará o desempate.
• Os tipos de vitória passam a ser:
1. Vitória por nocaute (KO)
2. Vitória por suspensão de combate pelo árbitro (RSC)
3. Vitória por placar final (PTF)
4. Vitória por diferença de pontos (PTG)
5. Vitória por morte súbita (SDP)
6. Vitória por superioridade (SUP)
7. Vitória por desistência (WDR)
8. Vitória por desqualificação (DSQ)
9. Vitória por declaração punitiva do árbitro (PUN)
• Atos proibidos. Kyongo. Dar as costas para o adversário com objetivo de evitar ataque, o texto será reformulado incluindo dobrar o tronco abaixo da linha da cintura ou agachar.
• Atos proibidos. Kyongo. Fingir lesão. Exagerar na manifestão de dor de uma lesão ou indicar dor em parte do corpo que não foi alvo do ataque com finalidade de tentar demonstrar um ato proibido do adversário ou ganhar tempo, o árbitro sinalizará duas vezes em intervalo de 5 segundos para que o atleta que retorne ao combate, caso não retorne o atleta será penalizado com kyongo.
• Atos proibidos. Kyongo. O atleta será penalizado com kyongo quando solicitar ao árbitro parar o combate para ajustar seu equipamento protetor e quando solicitar ao seu técnico que peça a revisão imediata de vídeo (video replay).
Estas modificações não estão em vigorSe aprovadas as modificações a WTF publicará oficialmente o regulamento de competição e a data que o mesmo entrará em vigor.

FONTE: www.bang.com.br

TAE KWON DO PARA CRIANÇAS


.

Explorando seus limites, as crianças podem abrir novos horizontes sobre o mundo em que vivem. As artes marciais são consideradas geralmente um estudo sério que leva os indivíduos a testarem seus limites. Muitos praticantes de artes marciais acham que o divertimento não combina, porque estudar artes marciais deve ser sempre levado a sério. Entretanto, para uma criança, todo o ambiente que promove aprendizado com o alegria, uso da imaginação e dos jogos transforma-se um ambiente sadio e prazeroso.
Este ambiente sadio pode realçar a habilidade da criança em aprender e começar a estudar o lado mais sério das artes marciais. O Taekwon-Do é uma arte martial não violenta que incorpora princípios naturais, tais como o relaxamento, energia direcionada, concentração nas tarefas, e estar em harmonia com os amigos. Seu papel é, além de ensinar a auto-defesa, ensinar a moral e o relacionamento com as pessoas ao seu redor.

É importante que os adultos tenham consciência de dar às crianças as habilidades para tratar das situações difíceis e dos conflitos de uma maneira pacífica, ao contrário do que é passado na televisão e no dia-a-dia. O desafio é ensinarmos a não resolver conflitos com agressões físicas, mas sim, aprender relaxar e dirigir a energia, fazendo a avialiação de como resolvê-los sem a ameaça de machucar o semelhante.
As crianças aprendem a cooperar, para não lutar. Aprendem a resolver conflitos de uma maneira positiva; como fazer amigos e evitar criar inimigos. Aprendem a auto-defesa, mas o mais importante... aprendem a auto-confiança, o auto-respeito e o caminho à auto-descoberta.


TAE KWON DO PARA MULHERES


 TAE KWON DO PARA MULHERES

Ao se pensar no real motivo pelo qual cada vez mais mulheres procuram uma arte marcial para praticar, logo se pensa que este motivo é a defesa pessoal. É um dos motivos, porém não é o único. 


Todos os dias, além de situações altamente perigosas como, por exemplo, assaltos, as mulheres são vítimas de diversos tipos de agressão (verbal e física). Felizmente, isto não é muito habitual em nossa cidade (Orleans) e região, pelo menos não tanto a ponto de que tenhamos que nos defender fisicamente.
Mas é claro que, se isso vier a acontecer, queremos e devemos estar preparados e com a mente aguçada, para reagir da forma mais adequada. E isto por si só já é um bom motivo para a prática do Taekwondo. 


No entanto, além deste motivo inconveniente, existem outros igualmente convincentes. Um deles é que a prática sistemática do TKD (seus exercícios, sua disciplina e toda a sua filosofia de vida) que torna a mulher mais forte, segura de si, saudável, cheia de energia e absolutamente autoconfiante.
E toda essa prática sistemática da arte marcial, a mulher transfere para o seu cotidiano, ajudando-a a ser mais firme e forte nas decisões e opções, desenvolvendo a auto-estima. Os exercícios modelam o corpo e todos nós sabemos que, uma mulher que gosta de seu corpo e o acha bonito, é mais segura de si e mais autoconfiante, tornando-se mais feliz.
É claro que o Taekwondo por si só não vai resolver todos os nossos problemas; mas pode ajudar muito porque a felicidade, o nosso bem-estar é feito de pequenas coisas, pequenos pedacinhos, como trabalhar com o que a gente gosta, viver com as pessoas que a gente ama, conversar com amigos, ler um bom livro, fazer ginástica, enfim. 


Nas aulas de TKD, trabalha-se o desenvolvimento motor, agilidade, correção de postura, alongamento, defesa pessoal e competição (para as mesmas que, por ventura, demonstrarem interesse). 
Uma aula de Taekwondo implica, em média, numa queima de 800 a 1200 calorias. Você, mulher, pratique Taekwondo...
Por: Luiz Paulo Campos (Mestre Paulinho), ASCAT/FCTKD/CBTKD...
Colunista: Rodolfoo Devilla..
Fonte: Jornal Imprensa..
                                                                     

 Natalia Falavigna 
           
Inducted Into the Taekwondo Hall of Fame ®April 10th, 2009

2009 - Bronze WTF World Taekwondo Championships
2009 - Gold Universiade
2008 - Gold German Open
2008 - Bronze Olympic Games – China
2007 - Bronze WTF World Taekwondo Championships - China
2007 - Silver Panam Games - Rio de Janeiro
2006 - Bronze Netherlands Open
2006 - Gold Belgium Open 
2006 - Gold World University Championships
2006 - Gold Korea Open International Championships – KOREA
2006 - Silver PATU Panamerican Taekwondo Championships - Argentina
2006 - Gold South American Games – Argentina
2005 - Gold WTF World Taekwondo Championships - Spain
2004 - 4th place in Olympic Games
2003 - Gold I Torneio Ibero-Americano – Spain
2003 - Silver Universiade - KOREA
2002 - Silver World University Championships - USA
2002 - Silver WTF World Cup - Japan
2002 - Gold South American Games – Brasil
2001 - Bronze PATU Panamerican Junior Championships – Chile
2001 - Bronze WTF World Taekwondo Championships – KOREA
2000 - Gold WTF World Taekwondo Junior Championships - Ireland        
 
   

A HISTÓRIA DO TAE KWON DO

A HISTÓRIA DO TAEKWONDO

Antes de entrar na história do Taekwondo, gostaria de definir o que significa:- Taekwondo é uma técnica de combate desarmado para defesa pessoal que envolve a aplicação hábil de técnicas que incluem socos, perfurações, saltos, chutes e defesas, desenvolvidas em ações com pés e mãos. É mais que uma mera habilidade lutadora física e representa um estilo de pensamento e um padrão de vida que requer disciplina rígida. É um sistema de treinamento da mente e do corpo nos quais é colocada grande ênfase no desenvolvimento do caráter moral do aprendiz.
Os praticantes imitavam posições defensivas e ofensivas assumida por animais que foi lentamente transformada em métodos de combate eficazes. Contribuindo para o surgimento do antigo estilo Taekyon (antigo nome do Taekwondo).
O Taekwondo em nossos dias evoluiu combinando muitos estilos diferentes de artes marciais que existiram na Coréia nesses últimos 2.000 anos e alguns estilos de artes marciais de países que a cercam.
Os registros mais remotos do Taekwondo como prática são datados de aproximadamente 50 a.c., durante este tempo, a Coréia como hoje conhecemos era dividida em três reinos:
Koguryo o mais rico, Silla o mais pobre e Baek-Je.

DINASTIA KOGURYO

Fundada no ano 37 a.c.
A este período pertencem os túmulos reais Muyong-Chong e Kakchu-Chong; descobertos por um grupo de arqueólogos japoneses em 1935, na localidade de Tongku distrito de Chian e província de Tung-Hua na Manchúria, onde Koguryo tinha a sua capital.
Pode-se observar numa pintura no teto do túmulo de Muyong-Chong, dois homens de frente em posturas de Taekyon, e no túmulo de Kakchu-Chong há um mural com dois homens lutando.
Com estes argumentos se pode imaginar que o Taekyon já se praticava há séculos, visto que a construção destes túmulos data do período compreendido entre o ano 3 a.c. e o ano 427 d.c.

DINASTIA SILLA

O Taekwondo também foi praticado durante a dinastia Silla. Reino fundado a sudeste da península Coreana vinte anos antes do surgimento de Koguryo. Kyonchu, capital do antigo reino de Silla, contempla muitos monumentos com valores históricos, e onde se pode encontrar no vale Sokkuram, duas estatuetas, em posição de Taekyon (o famoso guerreiro Keumkang Yuk Sa), esculpidas numa parede do templo Pulkuk-sa. O templo Pulkuk-sa tem mais de dois mil anos, o que representa também um importante testemunho da prática do taekwondo antigo.
 
Silla era o menor dos três reinos e o que mais sofria as invasões e saques de seus vizinhos, foi então que um grupo de jovens aristocratas e militares formou uma tropa de elite denominada Hwarang-Do para defender-se dos invasores. O estudo de Hwarang Taekyon englobava a história, confuciana de filosofia, éticas, budista de moralidade, e táticas militares.
Os princípios que guiavam os guerreiros de Hwarang estavam baseados nos cinco códigos de conduta humana escritos por um estudioso budista e pode ser resumido como sendo:
1. Obediência ao rei;
2. Respeito aos pais;
3. Lealdade para com os amigos;
4. Nunca recuar ante ao inimigo;
5. Só matar quando não houver outra alternativa.
Foi a partir daí que se aprimorou o uso do Arco e Flecha, da Lança e da Espada, acrescentando-se o uso dos pés e das mãos como forma de lutar (Taekyon), como também disciplina mental. Assim fortaleceram a força e a capacidade de cada lutador tornando-os quase invencíveis. Com a adoção da força física aliada à força mental, o reino de Silla conseguiu unificar os demais reinos, surgindo desta união de terras o que conhecemos hoje por Coréia.

DINASTIA KORYO

Esta dinastia foi estabelecida no ano 935, e durou 457 anos. E com o moderno nome de Koryo (Coréia) começou a ser conhecida em todo o mundo, graças às mercadorias que os comerciantes traficavam.
Neste período o Soobak era popular e muito praticado entre toda a população, chegando inclusive às elites da corte. Narra-se que o rei Uichong ficou muito admirado com as técnicas demonstradas por Yi Ui-Min, que o promoveu imediatamente a PyolJang (grau militar equivalente a coronel).
Um famoso pintor da época, Hong Do Kim, descreve num desenho como decorria um concurso de Soobak nos terrenos do palácio real.
Técnica Jang-Kwon (desenho mural em Pyung-Yang, Coréia ano 725)








O TAEKWONDO GANHA O MUNDO

Quartel General do Taekwondo
Kukkiwon, matriz do Taekwondo na Coréia do Sul
Em 1972 foi construído em Seul, o Kukkiwon, matriz do Taekwondo na Coréia do Sul. A arte marcial efetivou sua maioridade em 1973, com a criação da World Taekwondo Federation (WTF) e a elaboração do primeiro campeonato mundial. Mas apenas em 1977 conseguiu-se a desejada sistematização das artes marciais coreanas, mantendo-se a ITF (International Taekwondo Federation) e alguns outros mestres afastados. Ao contrário da ITF que prima por uma arte mais marcial, a WTF enfoca prioritariamente as competições, colocando o Taekwondo como um dos principais esportes de combate do mundo.
 
Hoje o Taekwondo está presente em mais de 160 países, possuindo mais de 3.000 mestres e aproximadamente 50 milhões de praticantes no mundo. A maior vitória veio em 1988 quando o Taekwondo tornou-se esporte de demonstração na Olimpíada de Seul, e modalidade definitiva dos jogos Olímpicos em Sydney, Austrália, no ano de 2000.

O TAEKWONDO NO BRASIL

No início do mês de junho de 1970, foi enviado ao Brasil pelo presidente da Federação Internacional de Taekwondo, general Choi Hong Hee, o grão-mestre Sang Min Cho, 8ºdan, com a missão de difundir e implantar na América do Sul o Taekwondo, arte marcial coreana.
Cumprindo a missão a ele confiada, o mestre Sang Min Cho fundou a primeira academia para prática do Taekwondo no Brasil, em 08 de Agosto de 1970, a atual Academia Liberdade. A sua função deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, e a forma verbal da comunicação, os hábitos e costumes do povo brasileiro.
Entretanto as dificuldades foram sendo superadas num tempo muito mais rápido do que no tempo previsto inicialmente, talvez, por ter sido este esporte muito bem aceito pelo povo brasileiro. Já no Rio de Janeiro o Tae Kwon Do foi introduzido pelo mestre Woo Jae Lee, no ano  de 1972 na Escola Americana. 
Logo após a chegada do pioneiro mestre Sang Min Cho, e a fundação da Academia Liberdade, chegaram outros mestres da elite coreana como: Kum Joon Kwon,  Sang In Kim, Kwang Soo Shin, Kun Mo Bang, Chang Seun Lim, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros.