A HISTÓRIA DO TAEKWONDO
Antes de entrar na história do Taekwondo, gostaria de definir o que significa:- Taekwondo é uma técnica de combate desarmado para defesa pessoal que envolve a aplicação hábil de técnicas que incluem socos, perfurações, saltos, chutes e defesas, desenvolvidas em ações com pés e mãos. É mais que uma mera habilidade lutadora física e representa um estilo de pensamento e um padrão de vida que requer disciplina rígida. É um sistema de treinamento da mente e do corpo nos quais é colocada grande ênfase no desenvolvimento do caráter moral do aprendiz.
Os praticantes imitavam posições defensivas e ofensivas assumida por animais que foi lentamente transformada em métodos de combate eficazes. Contribuindo para o surgimento do antigo estilo Taekyon (antigo nome do Taekwondo).
O Taekwondo em nossos dias evoluiu combinando muitos estilos diferentes de artes marciais que existiram na Coréia nesses últimos 2.000 anos e alguns estilos de artes marciais de países que a cercam.
Os registros mais remotos do Taekwondo como prática são datados de aproximadamente 50 a.c., durante este tempo, a Coréia como hoje conhecemos era dividida em três reinos:
Koguryo o mais rico, Silla o mais pobre e Baek-Je.
DINASTIA KOGURYO
Fundada no ano 37 a.c.
A este período pertencem os túmulos reais Muyong-Chong e Kakchu-Chong; descobertos por um grupo de arqueólogos japoneses em 1935, na localidade de Tongku distrito de Chian e província de Tung-Hua na Manchúria, onde Koguryo tinha a sua capital.
Pode-se observar numa pintura no teto do túmulo de Muyong-Chong, dois homens de frente em posturas de Taekyon, e no túmulo de Kakchu-Chong há um mural com dois homens lutando.
Com estes argumentos se pode imaginar que o Taekyon já se praticava há séculos, visto que a construção destes túmulos data do período compreendido entre o ano 3 a.c. e o ano 427 d.c.
DINASTIA SILLA
O Taekwondo também foi praticado durante a dinastia Silla. Reino fundado a sudeste da península Coreana vinte anos antes do surgimento de Koguryo. Kyonchu, capital do antigo reino de Silla, contempla muitos monumentos com valores históricos, e onde se pode encontrar no vale Sokkuram, duas estatuetas, em posição de Taekyon (o famoso guerreiro Keumkang Yuk Sa), esculpidas numa parede do templo Pulkuk-sa. O templo Pulkuk-sa tem mais de dois mil anos, o que representa também um importante testemunho da prática do taekwondo antigo.
Silla era o menor dos três reinos e o que mais sofria as invasões e saques de seus vizinhos, foi então que um grupo de jovens aristocratas e militares formou uma tropa de elite denominada Hwarang-Do para defender-se dos invasores. O estudo de Hwarang Taekyon englobava a história, confuciana de filosofia, éticas, budista de moralidade, e táticas militares.
Os princípios que guiavam os guerreiros de Hwarang estavam baseados nos cinco códigos de conduta humana escritos por um estudioso budista e pode ser resumido como sendo:
1. Obediência ao rei;
2. Respeito aos pais;
3. Lealdade para com os amigos;
4. Nunca recuar ante ao inimigo;
5. Só matar quando não houver outra alternativa.
Foi a partir daí que se aprimorou o uso do Arco e Flecha, da Lança e da Espada, acrescentando-se o uso dos pés e das mãos como forma de lutar (Taekyon), como também disciplina mental. Assim fortaleceram a força e a capacidade de cada lutador tornando-os quase invencíveis. Com a adoção da força física aliada à força mental, o reino de Silla conseguiu unificar os demais reinos, surgindo desta união de terras o que conhecemos hoje por Coréia.
DINASTIA KORYO
Esta dinastia foi estabelecida no ano 935, e durou 457 anos. E com o moderno nome de Koryo (Coréia) começou a ser conhecida em todo o mundo, graças às mercadorias que os comerciantes traficavam.
Neste período o Soobak era popular e muito praticado entre toda a população, chegando inclusive às elites da corte. Narra-se que o rei Uichong ficou muito admirado com as técnicas demonstradas por Yi Ui-Min, que o promoveu imediatamente a PyolJang (grau militar equivalente a coronel).
Um famoso pintor da época, Hong Do Kim, descreve num desenho como decorria um concurso de Soobak nos terrenos do palácio real.
Técnica Jang-Kwon (desenho mural em Pyung-Yang, Coréia ano 725)
O TAEKWONDO GANHA O MUNDO
Kukkiwon, matriz do Taekwondo na Coréia do Sul
Em 1972 foi construído em Seul, o Kukkiwon, matriz do Taekwondo na Coréia do Sul. A arte marcial efetivou sua maioridade em 1973, com a criação da World Taekwondo Federation (WTF) e a elaboração do primeiro campeonato mundial. Mas apenas em 1977 conseguiu-se a desejada sistematização das artes marciais coreanas, mantendo-se a ITF (International Taekwondo Federation) e alguns outros mestres afastados. Ao contrário da ITF que prima por uma arte mais marcial, a WTF enfoca prioritariamente as competições, colocando o Taekwondo como um dos principais esportes de combate do mundo.
Hoje o Taekwondo está presente em mais de 160 países, possuindo mais de 3.000 mestres e aproximadamente 50 milhões de praticantes no mundo. A maior vitória veio em 1988 quando o Taekwondo tornou-se esporte de demonstração na Olimpíada de Seul, e modalidade definitiva dos jogos Olímpicos em Sydney, Austrália, no ano de 2000.
O TAEKWONDO NO BRASIL
No início do mês de junho de 1970, foi enviado ao Brasil pelo presidente da Federação Internacional de Taekwondo, general Choi Hong Hee, o grão-mestre Sang Min Cho, 8ºdan, com a missão de difundir e implantar na América do Sul o Taekwondo, arte marcial coreana.
Cumprindo a missão a ele confiada, o mestre Sang Min Cho fundou a primeira academia para prática do Taekwondo no Brasil, em 08 de Agosto de 1970, a atual Academia Liberdade. A sua função deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, e a forma verbal da comunicação, os hábitos e costumes do povo brasileiro.
Entretanto as dificuldades foram sendo superadas num tempo muito mais rápido do que no tempo previsto inicialmente, talvez, por ter sido este esporte muito bem aceito pelo povo brasileiro. Já no Rio de Janeiro o Tae Kwon Do foi introduzido pelo mestre Woo Jae Lee, no ano de 1972 na Escola Americana.
Logo após a chegada do pioneiro mestre Sang Min Cho, e a fundação da Academia Liberdade, chegaram outros mestres da elite coreana como: Kum Joon Kwon, Sang In Kim, Kwang Soo Shin, Kun Mo Bang, Chang Seun Lim, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros.